Divulgue sua pesquisa

Arte do Seminário de Pesquisa: A Trajetória da Ciência no Brasil, realizado pela UFBA

 

É simples divulgar sua produção científica no portal Brasil Ciência.

  1. Assim que for publicado o seu artigo em um periódico acadêmico, escreva um informe explicando, de forma coloquial: a) o problema que você ou a sua equipe identificou; b) como você realizou a investigação; c) quais foram os resultados e d) como a pesquisa pode ser útil para a sociedade. O texto deve ter de 200 a 300 palavras (cerca de 1.500 a 2.000 caracteres c/ espaço). Inclua no próprio texto seu nome completo, titulação com área do conhecimento e vinculação institucional.
  2. Você pode sugerir um título contendo estes elementos básicos:
      1. O sujeito (pesquisador, pesquisadora, estudante, grupo de pesquisa, etc…);
      2. o vínculo institucional (da USP, da UEL, da UFBA, da UnB, etc…);
      3. um verbo (descobre, desenvolve, inventa, encontra, mostra, propõe, cria, etc…);
      4. o resultado da pesquisa (novo cimento para reparação dos dentes, formas de controlar crises epilépticas, estudo para acelerar processo de reparação óssea, sistema de detecção de anomalias em sensor de navegação, sistema para carro autônomo de baixo custo, etc…).
  3. Caso queira se colocar à disposição da imprensa para conceder entrevistas (o que é recomendado) inclua também, no final do informe, o seu e-mail institucional e o telefone de trabalho.
  4. Envie o texto para a assessoria de imprensa de sua instituição e entre em contato com eles para atender às necessidades da equipe de jornalistas, caso sejam necessárias revisões ou informações complementares.
  5. Quando o release for publicado no site de sua universidade, vamos reproduzi-lo no Brasil Ciência e trabalhar na ampla divulgação de sua pesquisa.