Software da Unifesp avalia qualidade de atendimento hospitalar

0
28

Software é fruto de projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica do ICT/Unifesp

Conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019), 138 milhões de pacientes são vítimas de algum tipo de dano associado à assistência em instituições de saúde por ano, como, por exemplo, a infusão incorreta de medicamentos ou mesmo realização de cirurgia em paciente errado.

software HcA: Healthcare Assessment foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar unidades de saúde no monitoramento de ações em seus processos, de forma continuada, a fim de contribuir para a segurança do paciente. A cada auditoria interna executada com o software, novas informações são acrescidas ao histórico de dados, possibilitando a emissão de relatórios atualizados sobre a qualidade no atendimento do sistema de saúde. Tais relatórios são compostos de gráficos e tabelas estatísticas, apresentados por histórico mensal ou anual, contendo informações de toda unidade de saúde ou por algum setor em específico.

A ferramenta é fruto do projeto de dissertação da mestranda Renata Siqueira, sob orientação das professoras Flávia C.M. Queiroz Mariano e Camila Bertini Martins, ambas docentes do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT) do Instituto de Ciência a Tecnologia (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos. O graduando em Engenharia da Computação, Guilherme H. Kanashiro, foi o responsável pela parte do desenvolvimento da ferramenta.

software desenvolvido está disponível sob o domínio sistemahca.herokuapp.com, gratuitamente, e para poder acessar, basta solicitar cadastro para um dos contatos existentes na página.

software ICT SJCportal

Fonte: Universidade Federal de São Paulo