Projeto da UFMS “Trem do Pantanal” incentiva ciência para alunos do Ensino Médio

0
217

A quarta edição do projeto de extensão “Trem do Pantanal: trilhando o caminho do bioma e das doenças tropicais” está acontecendo nesta semana na cidade universitária. O projeto tem como objetivo promover a difusão e popularização de conhecimentos e recentes avanços da ciência, com ênfase na prevenção, promoção, epidemiologia, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias.  Além de envolver a pós-graduação no ensino e no apoio a formação de alunos do ensino básico no campo das doenças infecciosas.

A proposta é desenvolver atividades de ensino-aprendizado, baseadas no método científico, para isso são utilizados experimentos laboratoriais, visitas guiadas, trabalhos de pesquisas e dinâmicas para tornar o ambiente divertido e instigante. Nesta edição o projeto recebeu 20 alunos do 1° ano do Ensino Médio e dois estagiários da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, que participaram do curso de extensão que é credenciado a Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência e têm a carga horária de 40h.

Os alunos desenvolveram atividades em várias unidades da UFMS, como laboratórios e coleções do Inbio, Famed, laboratórios FacFan, Hospital Dia – Humap e a reserva Particular do Patrimônio Nacional – Cerradinho/UFMS. Ainda nesta quarta edição, o projeto receberá entre março e abril de 2020 mais 30 alunos da mesma escola.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram do projeto @Tremdopantanal

Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso