Udesc Oeste capacita agentes de saúde sobre prevenção de doenças contagiosas

0
256

Egressa do Mestrado Profissional em Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Vanessa Nalin Vanassiministrou um curso de capacitação sobre brucelose e tuberculose para agentes comunitários da Secretaria de Saúde de Chapecó no final de agosto.

Realizado nos dias 29 e 30, o trabalho foi coordenado pela professora Lucimare Ferraz, que leciona no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (MPEAPS) da Udesc Oeste.

Entre outros tópicos, o curso abordou o papel do agente comunitário de saúde (ACS), os meios de transmissão das zoonoses, os sintomas das doenças e os cuidados para preveni-las. Confira o Guia para agentes comunitários de saúde: prevenindo brucelose e tuberculose humana, desenvolvido para a atividade.

Resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Vanessa no mestrado, a ação foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Sobre o mestrado

Localizado no campus da Udesc Oeste em Chapecó, o Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde iniciou atividades em agosto de 2017.

O curso visa qualificar enfermeiros para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho, promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação.

 

Fonte: Universidade do Estado de Santa Catarina