Animação de aluna da UFPel, se inspirou nas angústias do fim da graduação

0
73

A animação Só sei que foi assim, vencedora na categoria Melhor Filme, da Mostra Gaúcha de Curtas Metragens 2019, durante o Festival de Gramado, teve como inspiração as angústias do período de fim de faculdade, conforme a autora da obra, egressa do curso de Cinema da UFPel Giovanna Muzel.

“O filme consiste em uma animação 2D, que mistura desenhos quadro a quadro com metalepsis, onde tive a função de direção em diversos processos, seja layout, storyboard, roteiro e montagem”, conta Giovanna.

O curta-metragem acompanha Julia, uma jovem adulta que costuma literalmente perder pedaços de si em decorrência da ansiedade e seu melhor amigo Santiago, um tigre verde que carrega uma grande mochila laranja onde guarda sua coleção de coisas.

Quando Santiago encontra um livro falando sobre a selva e como é a vida lá, ele decide que está na hora de finalmente agir como um tigre e decide partir em uma jornada até a selva. Durante essa aventura, eles confrontam suas inseguranças e encontram algumas das forças que possuem.

“Esse filme foi meu trabalho de conclusão do curso de Cinema de Animação da UFPel. Nele, busquei falar de muitas questões que afetavam a mim e meus colegas nesse período de transição que foi terminar a faculdade, os medos, as angústias, os encontros e desencontros que passamos na vida”, diz a jovem cineasta.

Ela complementa que, mais do que aspectos técnicos, as vivências que a UFPel lhe proporcionou foram essenciais para a concepção do roteiro. “Estou muito contente com a repercussão do filme, é muito satisfatório saber que algo que criei toca de alguma forma a quem assiste”, reflete.

A produção também foi considerada o Melhor Filme pelo Júri da Crítica e receberá R$ 8 mil em dinheiro, assim como o Prêmio Edina Fujii CiaRio, no valor de R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios, e maquinaria da empresa Naymar, com validade de um ano. A entrega do prêmio foi feita com o Palácio dos Festivais repleto, na noite do domingo, 18.

Conforme o professor Guilherme da Rosa, orientador do trabalho, é com alegria que o curso da UFPel recebe a notícia da conquista de seu primeiro Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, no Festival de Gramado desse ano, o popular “Gauchão” do Festival. “É um prêmio tradicional e bastante disputado não apenas entre escolas de Cinema, mas também por profissionais que enviam curtas”, festejou o docente.

Ficha Técnica

Animadores: Ligia Torres, Jacson Piovesan, Nadine Lannes, Giovanna Muzel e Jefferson Nascimento.

Diretor de som e captação: Rodrigo Acedo.

Direção, roteiro e arte: Giovanna Muzel.

Vozes: Giovanna Muzel e Jacson Piovesan.

Professor orientador: Guilherme da Rosa.

Fonte: Universidade Federal de Pelotas