Periódicos editados por pesquisadores da URCA consolidam sua importância com novo Qualis

0
22

O Núcleo de Estudos de Teorias Linguísticas e Literárias liderado pelos professores Edson Soares Martins e Newton de Castro Pontes, foi criado em 2002 e, ao longo de suas atividades, empreendeu a iniciativa de criar Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli (ISSN 2316-1663) em 2011. No ano seguinte, entendendo a necessidade de acolher a contribuição de graduandos e graduados que ainda não obtiveram titulação, o NETLLI criou Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli (ISSN 2317-0433). Os dois periódicos têm mantido regularmente suas atividades desde então e recebem referência Qualis valorizada pela Capes. Ambas as revistas, que acabam de se associar ao Programa de Pós-Graduação em Letras, eram qualificadas no estrato de referência B2 e, agora, após o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação da Capes, Miguilim passou para o estrato A3 e Macabéa subiu para o estrato B1.

O novo Qualis Referência, na área de Linguística e Literatura, tem 920 periódicos nacionais e internacionais, estratificados em A1 (61 periódicos), A2 (94 periódicos), A3 (161 periódicos), A4 (13 periódicos), B1 (171 periódicos), B2 (9 periódicos), B3 (179 periódicos), B4 (9 periódicos) e C (223 periódicos). Segundo o Relatório do Qualis Periódicos da área, a metodologia utilizada para classificação dos periódicos “seguiu a proposta do GT Qualis Periódicos, instituído pela Portaria Nº 150, de 4 de julho de 2018. Essa metodologia parte da premissa de que cada periódico recebe apenas uma classificação, que é atribuída por uma área mãe, a partir de um Qualis referência calculado por meio de indicadores bibliométricos”. O resultado ainda pode ser alterado, em virtude da necessidade de realizar ajustes durante os Seminários de Meio Termo, que ocorrerão entre agosto e setembro de 2019.

O Prof. Francisco de Freitas Leite, membro do Netlli e Editor-Geral de Miguilim, avalia que esta elevação do conceito Qualis das duas revistas é o resultado de um trabalho rigoroso e da dedicação dos editores, incluindo-se os editores-convidados, dos assessores técnicos bolsistas,  dos colaboradores de várias IES do Brasil (que atuam como membros do Conselho Editorial Consultivo e como avaliadores ad hoc), e da confiança de pesquisadores e pesquisadoras de todas as regiões do país que escolheram os periódicos do Netlli como veículos de divulgação dos resultados de suas pesquisas, bem como do acesso e das citações feitas por seus leitores, o que muito contribuiu para a boa visibilidade e credibilidade dos dois periódicos científicos do Netlli e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA), agora avaliados entre os mais bem conceituados periódicos pela Capes no Ceará e Estados vizinhos.

Para o Editor-Geral de Macabéa, Prof. Edson Soares Martins, o reconhecimento da atividade editorial do grupo de pesquisadores do Netlli revela o acerto que foi a decisão de manter dois periódicos acadêmicos. “O fluxo de atividades de editoração em um único periódico já é exaustivo, considerando todas as etapas envolvidas e a extensa rede de colaboração que é necessário construir, para garantir que a revista alcance seus objetivos. Todavia, sempre nos incomodou a dificuldade que pesquisadores que ainda não se titularam enfrentam para compartilhar seus trabalhos com a comunidade científica. A disposição inquebrantável do Prof. Freitas foi a resposta que encontramos e, agora, vemos o reconhecimento desse trabalho na nova qualificação dos periódicos, festejando a nova qualificação de Macabéa e, com destaque, o novo Qualis de Miguilim, nossa caçula”.

As duas revistas tem apoio da URCA através do programa de bolsas da PROAE, que viabilizou a cooperação de Caio Rosal e George Feitosa, alunos da graduação em Letras e auxiliares do Conselho Editorial dos dois periódicos. A atuação dos bolsistas foi determinante para as melhorias alcançadas no fluxo editorial das revistas.

Sobre a política de apoio aos periódicos abrigados no Portal de Periódicos da URCA, o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Prof. Irwin Alencar, salienta que este é um compromisso da atual gestão e espera que a bem-sucedida experiência das revistas do Netlli enriqueçam o saber-fazer acumulado pela Universidade, confirmando, cada vez mais, o papel de protagonismo da IES no cenário científico nacional e internacional.

Fonte: Universidade Regional do Cariri