Projeto de Tecnologia do IFPR é lançado na Rede Municipal de Ensino de Londrina

0
445

Em abril, ocorreu, na sede da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, localizado no Jardim Belo Horizonte, em Londrina-PR, o lançamento do Programa Workshop Aficionados em Software e Hardware (WASH), promovido pelo IFPR – Campus Londrina em parceria com a Secretaria de Educação do Município.

A partir da iniciativa do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, o Programa WASH desenvolve-se com base no conceito de educação informal no contraturno. Nesse contexto, o IFPR – Campus Londrina atua como entidade multiplicadora da metodologia desse Programa.

Em Londrina, o projeto piloto, iniciado no mês de abril, é voltado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e é organizado na forma de oficinas temáticas e de projetos de iniciação científica, com o objetivo de estimular os estudantes para temas ligados à ciência e à tecnologia.

Orientados pelo professor Fernando Accorsi, os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Londrina, também integrantes do Projeto de Robótica Educacional da Instituição, Luciano Weslen da Silva, Igor Henrique da Silva, Fernando Graciano Gomes, Isabele Ramos Bergamo, Adriano Pereira Junior e Gustavo de Oliveira Martins, têm desenvolvido as estratégias de ensino, a partir dos temas pré-definidos pelo CTI.

“É muito gratificante participar de um projeto como esse, já que oportuniza aos estudantes da rede pública o acesso à ciência e à tecnologia. O WASH atua como uma importante estratégia para impulsionar o interesse das crianças por essas áreas. Para a minha formação, essa experiência tem sido muito importante, pois, além de oportunizar o exercício de habilidades de ensinar, possibilita participar de ações voltadas à comunidade”, afirma Gustavo Martins.

Atualmente, cerca de 40 crianças estão participando das oficinas. A intenção é de que o Projeto, a partir dessa experiência, se estenda, gradativamente, para outras escolas do Município.

Fonte: Instituto Federal do Paraná/Campus Londrina