Ifac tem equipes na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Estudantes dos campi Rio Branco e Cruzeiro do Sul disputarão a final com mais de 300 equipes de todo o país

0
280

Mais uma vez o Instituto Federal do Acre (Ifac) tem equipes classificadas na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). São duas equipes sendo uma do campus Cruzeiro do Sul e outra do campus Rio Branco. Nesta que é a 11ª edição da Olimpíada foram convocadas 314 equipes de todo o Brasil para a final que ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. O resultado foi divulgado no dia 20 de junho.

A equipe do campus Cruzeiro do Sul é composta pelos estudantes do técnico em Agropecuária, Heloísa dos Santos e Adisson Nascimento, que participam pelo segundo ano consecutivo, e Cristina dos Santos Barroso. Os estudantes contam com orientação da docente Blenda Cunha Moura.

Com incentivo de professores da unidade, os estudantes do campus Cruzeiro do Sul já participam da olimpíada desde 2014. No ano passado, três equipes do campus conseguiram chegar na etapa final da ONHB sendo que uma delas voltou para o Acre com medalha de prata. “Esperamos, nesse ano, conseguir representar muito bem o campus Cruzeiro do Sul”, comentou a professora Blenda.

O campus Rio Branco participa pela primeira vez da olimpíada com uma equipe composta pelos alunos do técnico em Informática para Internet, Chameison de Araújo, Leticia da Silva e Camyla Rezende com a orientação da docente Flávia Silva. Denominada Dagdanos, a equipe foi classificada para a final como a melhor da Região Norte e, por isso, terá as passagens aéreas pagas pela organização da ONHB.

Para a professora Flávia “A Olimpíada possibilitou uma nova visão sobre a História para os alunos, o prazer pela pesquisa, o olhar mais atento na análise do texto. Enquanto professora, fiquei muito feliz com o comprometimento deles durante todo o processo e estarmos na final como a melhor equipe da região norte demostra o amadurecimento intelectual deles que tive a oportunidade de acompanhar de perto.” Segundo a docente de História que coordena um projeto no campus Rio Branco, os alunos tiveram um ótimo desempenho nas fases online, mesmo participando pela primeira vez da competição.

Sobre a ONHB

A participação na olimpíada ocorre por meio de equipes formadas por um professor e três alunos matriculados nos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. Ela é composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

Fonte: Instituto Federal do Acre