Pesquisa da UFMT é premiada em evento nacional

0
254

Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Rondonópolis, foi premiada durante o XIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal. O artigo, intitulado “Resposta fenotípica e genética ao estresse térmico antes e durante a lactação para produção de leite de vacas da raça Holandesa”, buscou observar como o clima de temperaturas altas influenciava na produção de leite dos animais.

De acordo com o professor Mário Luiz Santana Junior, do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) e um dos autores do trabalho,a pesquisa demonstra que é possível melhorar a produção de leite no Brasil,  se os programas de melhoramento genético incluírem a tolerância ao calor em seus objetivos. “Esse processo trará uma maior produção de leite nas condições brasileiras de clima, o que se traduz em possibilidade de maior renda ao produtor e maior qualidade de produto para o consumidor,

O artigo ganhou o segundo lugar na competição do evento. Também fizeram parte da pesquisa o professor Rodrigo Junqueira Pereira, da UFMT, a pesquisadora Lenira El Faro, do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho e o professor Alberto Menéndez-Buxadera, da Universidade de Córdoba.

Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso