UFT analisa TV local na formação do pensamento crítico

0
406
Por Gabriela Melo (PPGCom) | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 09h32 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 10h34

Clifton Morais é mestrando pela UFT (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)Clifton Morais é mestrando pela UFT (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

A pesquisa com o tema “Abordagem do Newsmaking nas Narrativas da Construção dos Conteúdos Factuais do Telejornalismo Local em Gurupi –TO” do mestrando Clifton Morais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) busca analisar como são construídas as narrativas e os conteúdos factuais nas reportagens que abordam temas como policiais e acidentes de trânsito no telejornalismo local.

“O jornalismo é uma ferramenta importantíssima para fiscalizar e informar sobre os mais variados assuntos. A televisão se destaca pela maior captação da atenção da comunidade e dos telespectadores. Por conta disso, é visto como um grande influenciador de opiniões”, destaca Morais.

Segundo o pesquisador, foi a partir da observância de que a maior parte dos conteúdos apresentados nesses telejornais locais, factuais são nas linhas policiais e de acidentes, e que, os profissionais que atuam na construção desses conteúdos influenciam fortemente no que vai virar notícia foi que se deu o interesse de pesquisar o assunto.

“O jornalismo local, em especial o telejornalismo, tem um grande elo com a população, e influencia grandemente a opinião das pessoas. Porém, autores da área esclarecem que a cultura profissional e a linha editorial dos veículos, os modos de construção e narração dos acontecimentos por meio das reportagens passa-se certa parcialidade, fugindo assim do conceito central do jornalismo” ressalta o mestrando.

Fonte: Universidade Federal do Tocantins