Projeto da Unesp estimula alimentação saudável entre crianças

Parceria com a prefeitura de Tupã também aborda segurança alimentar nas escolas da cidade

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Entre as atividades do projeto está o plantio de hortas agroecológicas nas escolas. Imagem: Divulgação
Uma parceria entre a Unesp e a Prefeitura de Tupã tem despertado a atenção das crianças para questões relacionadas à alimentação saudável, meio-ambiente, agroecologia e segurança alimentar. Desde 2018, o projeto “Fomento à produção e ao consumo sustentável em população de baixa renda” tem realizado hortas pedagógicas em escolas do município.

Alunos e professores de duas escolas do ensino fundamental de Tupã se envolvem com a plantação, cultivo e manutenção de hortas, envolvendo atividades que vão desde as regas diárias até a identificação de possíveis agentes agressores, colheita, limpeza, higienização e consumo.

A aproximação começou a partir de um projeto contemplado em edital publicado pelo CNPq em 2016 e que foi levado à prefeitura de Tupã, que prontamente acolheu a ideia. Segundo a coordenadora, a professora Andréa Rossi Scalco, o projeto pretende conscientizar e estimular as crianças para que tenham uma alimentação saudável, priorizando produtos mais naturais como frutas e legumes, e ainda sensibilizá-los para questões relacionadas à preservação do meio ambiente por meio de práticas agroecológica.

A equipe da Unesp, formada por professores e alunos do câmpus de Tupã, desenvolveu uma série de atividades de ensino para crianças do ensino fundamental I, tais como cursos e palestras referentes a hábitos de alimentação saudável e a implementação e monitoramento de hortas agroecológica nas escolas.

Dessa forma, o projeto pretende propiciar o interesse pelas crianças por questões relacionadas ao meio ambiente e agroecologia e por alimentos geralmente avessos a elas, mas que são muito importantes para sua saúde como alface, couve, almeirão, cenoura e a beterraba.

A coordenadora pedagógica Dulce Antiqueira, da escola Mário Covas, uma das instituições que recebeu o projeto, afirmou que a atividade é essencial para o aprendizado. “As crianças estão vivenciando todo o processo, desde o plantio até a colheita. Elas vão guardar isso para o resto da vida. Além de estimular a família a ter uma hortinha orgânica em casa, essas crianças estão se desenvolvendo em todos os âmbitos, não só escolar, mas a vivência da vida”, disse. O projeto também está sendo desenvolvido na EMEIF João Geraldo Iori.

A professora Andréa Scalco afirma que ainda é cedo para que o projeto apresente dados concretos, uma vez que as atividades estão em andamento. “. Mas já é possível identificar junto aos professores o quanto as atividades que foram planejadas e executadas estão contribuindo de forma positiva na mudança dos hábitos de alimentação das crianças bem como a motivação no processo de aprendizagem das mesmas”, afirma.

Fonte: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”